Resumo hidrologia
1- A hidrologia tem importância nos estudos da engenharia civil porque permite entre outros aspectos o:
Dimensionamento de obras hidráulicas;
Aproveitamento de recursos hídricos;
Controle e previsão de inundações;
Controle e previsão de secas;
Controle de poluição;
Qualidade ambiental.
2-Evaporação: A evaporação é o processo pelo qual a água, acumulada nas depressões do terreno ou em corpos d’água, se transforma em vapor e retorna à atmosfera.
Precipitação: Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenómeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e chuva de granizo. A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta.
Transpiração: A Transpiração consiste, basicamente, no transporte da água retida no solo até a superfície das folhas, pela ação das raízes das plantas e a perda para a atmosfera na forma de vapor. A transpiração está limitada ao volume de água retida sob a ação das forças de capilaridade.
Evapotranspiração: é o processo pelo qual a água retorna à atmosfera, sob a forma de vapor, por evaporação das superfícies líquidas ou da umidade do solo ou por transpiração da vegetação. É o conjunto evaporação do solo mais transpiração das plantas. Escoamento superficial: é a fase do ciclo hidrológico que trata da água oriunda das precipitações que, por efeito da gravidade, se desloca sobre a superfície terrestre. Engloba, portanto, o volume de água precipitada sobre o solo saturado ou uma superfície impermeável que escoa superficialmente, seguindo linhas de maior declive, na direção de um curso de água mais próximo indo, posteriormente se desembocar nos oceanos. Sua duração está associada praticamente à duração da precipitação.
Escoamento subterrâneo: oriundo do acumulo de água em aqüíferos, é responsável pela alimentação do curso de água durante períodos de estiagem.
Interceptação: é climatologicamente, definida como sendo a