Descasos
Citações
“O promotor fez questão de fazer um verdadeiro ataque, demonstrando por que, na sua opinião, o crime era mesmo homicídio qualificado, com pena mínima de doze anos, e não simples. Pintou-a como um monstro e finalizou dizendo que ele “tinha a coragem” de pedir uma condenação por crime menos grave porque Rosalina era portadora do vírus HIV.” (p.16)
“Fiz a defesa, procurando mostrar aos jurados quão profundamente injusta seria a pena de doze anos de prisão, considerada adequada pelo promotor. E, por unanimidade, eles concordaram comigo. Soube depois que pelo menos alguns deles também ficaram, como eu, horrorizados com a desumana performance do acusador.” (p.17)
É comum quando se assiste a alguma cena revoltante, utilizar a expressão figurativa “de virar o estômago” para descrevê-la, como forma de demonstrar a intensidade da repulsa sofrida. Mas, enquanto eu ouvia o juiz citar estatísticas inventadas por ele próprio para humilhar o réu, e ignorar a Constituição Federal, que equipara a união estável ao casamento — e, no caso daquele senhor, sua união de vinte e tantos anos e cinco filhos era mais estável que a maioria dos casamentos —, literalmente senti o almoço subir. (p.22)
“Como se vê, ainda há seres humanos no Tribunal. Mas é assustador imaginar o que aconteceria se o rapaz dependesse unicamente da Vara de Execuções Criminais.” (p.30)
Reginaldo fazia parte de uma massa carcerária que, via de regra, não dispõe de