Tipos de açucar
CÉLIO SIQUEIRA
GABRIEL MORAES
GUILHERME
BRUNO SOUZA
PESQUISA SOBRE VARIEDADES DE AÇÚCAR
Trabalho apresentado para avaliação parcial da disciplina de Práticas de Panificação e Confeitaria do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Centro Tecnológico da Universidade Positivo.
Profª. Renata Keiko, Prof Ailton Dias
Curitiba
2013
ÍNDICE
Introdução
O Açúcar foi produzido no subcontinente indiano desde a antiguidade. Não era de fácil acesso, mel era usado com maior frequência para adoçar na maior parte do mundo.
Uma das primeiras menções da cana-de-açúcar aparece em manuscritos antigos chineses datados do oitavo século antes de cristo, junto com o fato de que planta origina-se da Índia. Ao redor de 500 AC, habitantes do subcontinente indiano faziam grandes cristais de açúcar para facilitar o transporte e armazenamento. Esse cristais, chamados khanda, são semelhantes aos pães-de-açúcar que eram a principal forma de açúcar até o desenvolvimento de açúcar granulado e em cubos no final do século XIX.
Açúcar se manteve razoavelmente pouco importante até que indianos descobriram métodos de transformar caldo de cana-de-açúcar em cristais de açúcar, que eram mais fáceis de armazenar e transportar. Açúcar cristalizado foi descoberto no tempo da dinastia Gupta, ao redor do século cinco. Navegantes indianos levaram açúcar por várias rotas de comércio Monges budistas viajantes levaram métodos de cristalização de açúcar para a China. Durante o reinado de Harsha (entre 606 e 647) na Índia do Norte, enviados indianos para a China na época Tang ensinaram o cultivo de cana-de-açúcar depois que o Imperador Li Shimin demonstrou interesse por açúcar. Pouco depois a China estabeleceu cultivos de cana-de-açúcar no século sete. Documentos chineses confirmam ao menos duas missões chinesas para a Índia para obter tecnologias para o refino de açúcar, iniciadas em 647.
A cana-de-açúcar foi uma cultura de acesso limitado e açúcar uma