Paquímetro e micrômetro
Introdução
O paquímetro é um instrumento de medida que pode ser utilizado em dimensões lineares internas, externas, de profundidade e de ressalto de um objeto.
O micrômetro é um instrumento de medida de grande exatidão, sendo, por isso, mais rigoroso e exato que o paquímetro.
Nesta aula prática realizaram-se medições em comprimido e cápsula. Os dados obtidos foram dispostos em uma tabela e através deles foram calculados a média, o desvio padrão e o coeficiente de variação.
Objetivo
Aprender a efetuar medições através de instrumentos de alta precisão como paquímetros e micrômetros.
Resultados e Discussão
Realizou-se uma sequência de quatro medições do diâmetro e da espessura de um comprimido através do paquímetro. Os resultados encontrados foram:
Tabela de resultados 1.
Comprimido
L1 (mm)
L2 (mm)
L3 (mm)
L4 (mm)
Diâmetro
12,3
13,3
12,2
13,3
Espessura
5,5
5,6
6,4
5,2
Com a análise dos dados obtemos que a média para o diâmetro do comprimido é de 12,775 mm, enquanto que o seu desvio padrão é de 0,607. Quando analisamos os valores da espessura encontramos a média de 5,675 mm e o desvio padrão de 0,512.
Para as quatro medições do diâmetro da cápsula foi utilizado o micrômetro. Os resultados encontrados foram:
Tabela de resultados 2.
Cápsula
L1 (mm)
L2 (mm)
L3 (mm)
L4 (mm)
Diâmetro
5,55
5,90
5,85
6,4
A análise desses resultados permite-nos encontrar a o valor para média da espessura de 5,912 mm, enquanto que o seu desvio padrão é de 0,371.
Conclusões
Com esse experimento pode-se encontrar o coeficiente de variação para o diâmetro do comprimido (4,75%), para a espessura do comprimido (9,03%) e para o diâmetro da cápsula (6,27%).
Com análise feita entre os valores dos diâmetros, existe uma menor dispersão dos valores do comprimido.
Quando a análise é feita levando-se em conta todos os coeficientes de variação das duas formas farmacêuticas, é observado que a cápsula possui um menor