Infecção hospitalar
CONDUTA ÉTICA DO PROFISSIONAL JUNTO AO PACIENTE COM HIV/AIDS
Componentes: Ane Caroline, Eneida, Edna, Daniela e Catiane.
Junho, 2013
Técnico em Enfermagem- 521
CONDUTA ÉTICA DO PROFISSIONAL JUNTO AO PACIENTE COM HIV/AIDS
Trabalho interdisciplinar apresentado ao Instituto Federal da Bahia, do curso Técnico em Enfermagem, para obtenção de nota nas disciplinas de O.P.T.S. e Assistência a Saúde Coletiva, orientado pelas Professoras Ivonete e Gislaine Guedes.
Barreiras – 2013
Sumário
Conteúdo
INTRODUÇÃO
As infecções hospitalares constituem hoje um grave problema de saúde pública no país. Serão os sintomas mais evidentes da inadequação do sistema de saúde.
No Brasil, para reduzir os riscos de ocorrência de infecção hospitalar, um hospital deve constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que é responsável por uma série de medidas como o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde; o controle do uso de antimicrobianos, a fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, etc.
CONCEITO
INFECÇÃO HOSPITALAR
O que é?
Qualquer tipo de infecção adquirida após a entrada do paciente em um hospital ou após a sua alta quando essa infecção estiver diretamente relacionada com a internação ou procedimento hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia.
O diagnóstico de infecção hospitalar envolve o uso de alguns critérios técnicos, previamenteestabelecidos:
Observação direta do paciente ou análise de seu prontuário.
Resultados de exames de laboratório.
Quando não houver evidência clínica ou laboratorial de infecção no momento da internação no hospital, convenciona-se infecção hospitalar toda manifestação clínica de infecção que se apresentar após 72 horas da admissão no