Analise em açucar
Química do processamento sucroalcooleiro
Açúcar - classificação
Açúcar
Açúcar é a designação genérica para a sacarose cristalizada ou em solução (açúcar líquido). O açúcar é produzido sob diversas características e aspectos em função de suas diferentes tecnologias de fabricação, aplicações industriais, usos domestico, etc. De uma forma geral podemos classificar os diferentes açúcares nas seguintes categorias:
- Açúcares artesanais; produzidos em pequenas unidades sem grandes aportes de tecnologia como o açúcar mascavo, a rapadura, o mel de cana ou melado, etc.
- Açúcares brutos (raw sugars); não destinados ao consumo humano direto mas a serem reprocessados em unidades de refino de açúcar. Os produtos que se classificam nessa categoria são o demerara e o VHP(very higt polarizatin).
- Açúcares brancos diretos de usina (plantation white sugar); açúcares brancos que em nosso país são clarificados pelo processo de sulfitação e cujo destino é consumo humano direto ou como insumo de industria de refrigerante ou alimentos. Os principais representantes dessa categoria são os diversos tipos de açúcar cristal.
- Açúcar refinado; açúcar branco produzido em refinaria que processa um açúcar demerara, VHP ou mesmo cristal de baixa qualidade. Seu destino é o consumo humano domestico ou como insumo para industrias de alimentos doces. Podemos dividir esse tipo de açúcar em duas sub categorias que são o refinado granulado e o refinado amorfo.
- Refinado amorfo; tipo de açúcar refinado consumido amplamente no Brasil mas praticamente desconhecido no resto dos países, exceto Portugal e algumas províncias da Índia. Sua denominação mais correta é açúcar refinado microcristalino. Sua produção utiliza como matéria-prima açúcar cristal ou VHP e seu destino é o consumo humano como adoçante residencial.
- Açúcar refinado granulado; tipo de açúcar branco produzido em refinarias e de utilização tanto residencial como industrial. É o refinado típico