Trabalho sobres os diversos tipo e açucares
Existem três classes principais de carboidratos:
→ Monossacarídeos: açúcares simples, são encontrados na forma d-glicose, frutose e galactose.
Glicose – açúcar de milho, utilizada diretamente pela célula para obter energia, armazenada como glicogênio nos músculos e no fígado, e transformada em gordura para armazenar energia.
Frutose – encontrados nas frutas e no mel, se transforma em glicose no fígado.
Galactose – faz importante contribuição ao metabolismo energético estrutural da célula.
→ Dissacarídeos (Oligosacarídeos) – são açucares duplos, representados pelo açúcar mascavo, melado e os adoçantes naturais. São compostos cristalinos solúveis em água e apresentam um sabor doce.
Lactose – açúcar presente no leite, formada pela galactose e glicose.
Maltose – açúcar do malte, encontrada em cevada, utilizada na fabricação de cerveja.
Sacarose – formada por uma molécula d-glicose mais uma molécula d-frutose. É o mais importante tanto pela quantidade encontrada na natureza, quanto sua importância na alimentação humana. É encontrada em todas as plantas que sofrem o processo de fotossíntese.
→ Polissacarídeos – atuam como reserva de carboidratos ou na morfologia celular. Compostos insolúveis, sem sabor e de alto peso molecular.
Amido – reserva de nutrição de todas as plantas. Encontrada em sementes, tubérculos, rizomas e bulbos. É facilmente hidrolisado e digerido.
Celulose – principal constituinte da parede celular dos vegetais. Não é digerida pelo homem, mas faz parte da dieta humana como fibra dietética.
Glicogênio – sobe a forma na qual a glicose é armazenada no organismo humano.
Segundo a