saude da mulher
A candidíase é uma infecção por fungos da membrana mucosa da boca e da língua, é causada por formas de um fungo chamado Candida. Uma pequena quantidade desses fungos vive na boca a maior parte do tempo. Geralmente ela é controlada pelo sistema imunológico e outros tipos de germes que também vivem normalmente na boca, é comum em bebês. Ela não é considerada anormal em bebês a menos que dure mais do que duas semanas.
A candidíase também pode se manifestar como infecções na vagina. As pessoas que têm diabetes e tiveram níveis altos de glicose no sangue têm maior probabilidade de ter candidíase oral porque o açúcar em excesso na saliva atua como um alimento para a Candida.
Tomar altas doses de antibióticos ou tomar antibióticos por muito tempo também aumenta o risco de candidíase oral. Os antibióticos matam algumas das bactérias saudáveis que mantêm o crescimento da Candida controlado. As pessoas com dentaduras que não encaixam direito também têm maior probabilidade de ter candidíase.
HPV
Papiloma vírus humano, causa lesões de pele ou mucosa. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais e causam verrugas ou condilomas acuminados, popularmente conhecidas como "crista de galo". Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e regridem espontaneamente.
Nas mulheres, o HPV causa lesões que se não forem tratadas podem evoluir para o câncer de colo de útero.
Tricomoníase
É uma infecção causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra, e nos homens, o pênis. A doença pode ser transmitida pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada. Para evitá-la, é necessário usar preservativo em todas as relações sexuais (anal, oral ou vaginal), do começo até o fim.
Os sintomas mais comuns são dor durante a relação sexual, ardência e dificuldade para urinar, coceira nos órgãos sexuais, porém a maioria das pessoas infectadas não sente alterações no