Tipos de AVC
A determinação do tipo de AVC depende do mecanismo que o originou. Sendo assim, existem dois tipos de AVC, que se apresentam como o AVC isquêmico e o AVC hemorrágico, que por sua vez apresentam alguns subtipos. Tipos de AVC
Subtipos de AVC
Isquêmico
Lacunar
Trombótico
Embólico
Hemorrágico
Cerebral (Intracerebral)
Meníngeo (Subaracnóide) Acidente Vascular Cerebral trombótico
O AVC trombótico é o mais comum (40% dos AVC’s) e é causado pela aterosclerose – trombose cerebral. Há o desenvolvimento de um coágulo de sangue ou trombo no interior das artérias cerebrais ou dos seus ramos, o que vai originar enfarto ou isquemia.
Acidente Vascular Cerebral embólico
O AVC embólico ocorre em 30% dos casos AVC’s e é criado por êmbolos cerebrais. São pequenas porções de matéria como trombos, tecido, gordura, ar, bactérias ou outros corpos estranhos, que são libertados na corrente sanguínea e que se deslocam até às artérias cerebrais, produzindo oclusão ou enfarto (doenças cardiovasculares).
Acidente Vascular Cerebral lacunar
O AVC lacunar é provocado em 20% dos AVC’s e é ocasionado por enfartes muito pequenos com menos de 1 cm cúbico de tamanho, que ocorrem somente onde arteríolas perfurantes se ramificam directamente de grandes vasos. É comum o défice motor puro ou sensitivo puro.
Os utentes irão apresentar determinados sinais clínicos, de acordo com a artéria cerebral envolvida.
As artérias que podem ser afetadas são: artéria cerebral anterior, artéria cerebral média, artéria cerebral posterior, artéria carótida interna, artéria basilar, artéria vertebro basilar.
Os principais fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral: Tabagismo
AVC anterior
Ataque isquêmico transitório anterior
Doença da artéria carótida significativa
Fibrilhação auricular:
Hipertensão arterial
Enfarte do miocárdio, principalmente se ocorreu nos últimos 3 meses
Angina de peito
Falha cardíaca
Anomalias em ECG
Diabetes mellitus
Hiperlipidemia