Acidentes vasculares cerebrais
Este acontecimento pode ocorrer de forma súbita, devido à presença de risco vascular ou por defeito neurológico focal (aneurisma).
A presença de danos nas funções neurológicas origina défices a nível das funções motoras, sensoriais, comportamentais, perceptivas e da linguagem. Os défices motores são caracterizados por paralisias completas (hemiplegia) no hemicorpo oposto ao local da lesão que ocorreu no cérebro.
A localização e extensão exactas da lesão provocada pelo AVC determinam o quadro neurológico apresentado por cada utente e, o seu aparecimento normalmente repentino, oscilando entre leves ou graves, podendo ser temporários ou permanentes.
AVC
AVC
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e de incapacidade no nosso país.
Estima-se que dois portugueses morreram a cada hora, vitimas de
AVC.
É fundamental a prevenção deste tipo de doenças, através de estilos de vida saudável e da educação para a saúde. É também importante que as pessoas conheçam não só os factores de risco para este tipo de acidente, como também os principais sintomas do acidente vascular cerebral. O AVC é uma ameaça para a saúde e bem-estar das pessoas, não só pela sua elevada incidência, mas também pela mortalidade e morbilidade que provoca, assim como pelas alterações a nível da funcionalidade, que implicam uma perda substancial no nível de qualidade de vida.
Tipos
Tipos de AVC
A determinação do tipo de AVC depende do mecanismo que o originou. Sendo assim, existem dois tipos de AVC, que se apresentam como o AVC isquémico