Acidente Vascular Cerebral
Acidente vascular cerebral (AVC) é uma interrupção do fornecimento de sangue a qualquer parte do cérebro, provocando uma paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Um AVC também é chamado de ataque cerebral ou Acidente Vascular Encefálico (AVE).
É uma doença neurológica que mais frequentemente acomete o sistema nervoso e, é a principal causa de incapacidades físicas e mentais.
Os principais fatores relacionados à ocorrência dos AVCs são: hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardíacas, obesidade, sedentarismo e tabagismo.
As sequelas dependem da localização e do tamanho da área cerebral que foi atingida e do tempo que o paciente levou para ser atendido. Sequelas comuns podem ser: paralisia completa de um lado do corpo (hemiplegia), fraqueza de um lado do corpo (hemiparesia), alterações visuais, da fala e da memória.
Um acidente vascular cerebral pode acontecer quando:
Um vaso sanguíneo que fornece sangue ao cérebro é bloqueado por um coágulo de sangue. Isso é chamado de acidente vascular cerebral isquêmico;
Um vaso sanguíneo aberto rompe, causando o vazamento de sangue para o cérebro. Isso é chamado de acidente vascular cerebral hemorrágico; e
Se o fluxo sanguíneo é interrompido por mais de alguns segundos, o cérebro não pode receber sangue e oxigênio. As células cerebrais podem morrer, causando danos permanentes.
Acidente Vascular Cerebral Isquêmico
O AVC isquêmico é o tipo mais comum de acidente vascular cerebral. Normalmente artérias obstruídas, por uma condição chamada arteriosclerose, gordura, colesterol e outras substâncias que acumulam nas paredes das artérias, formando uma substância pegajosa chamada placa de ateroma. Ao longo do tempo, a placa se acumula obstruindo as artérias, interrompendo o fluxo de sangue numa região específica do cérebro, interferindo com as funções neurológicas dependentes daquela região afetada, produzindo uma sintomatologia ou déficits característicos. Em