Trabalho Acidente Vascular
AVC isquêmico ou acidente vascular cerebral isquêmico se dá pelo comprometimento de alguma artéria cerebral.
Dizemos que o AVC é isquêmico quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que morrem - essa condição é chamada de isquemia.
1.1 TIPOS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUEMICO - AVCI
AVC isquêmico aterotrombótico: esse tipo de AVC isquêmico ocorre por fatores de risco não modificáveis, como a idade ou doenças crônicas. A principal causa de AVC isquêmico aterotrombótico é a aterosclerose, doença que causa a formação de placas nos vasos sanguíneos, levando à oclusão.
AVC isquêmico cardioembólico: esse tipo de AVC isquêmico ocorre quando o êmbolo causador do derrame parte do coração, no geral decorrente de doenças cardiovasculares, como arritmias cardíacas ou doenças da válvula cardíaca.
1.2 DIFERENÇA ENTRE AVC ISQUEMICO E AVC HEMORRÁGICO
A diferença do AVC isquêmico para o AVC hemorrágico é o que segundo decorre do rompimento de um vaso, e não de seu entupimento. A obstrução da artéria pode acontecer por um trombo, que é um coágulo de sangue que se junta à parede do vaso sanguíneo, ou por um êmbolo, que nada mais é do que um trombo que se desloca pela corrente sanguínea até ficar preso em um vaso sanguíneo menor que sua extensão. As artérias que mais entopem são a carótida interna do pescoço ou a artéria cerebral média dentro do cérebro.
Ou seja, AVC Isquêmico ocorre devido à falta de sangue no cérebro e o AVC Hemorrágico ocorre devido ao extravasamento de sangue no cérebro.
Os sintomas são semelhantes nos dois tipos de AVC, mas no hemorrágico, os pacientes podem sentir pressão dentro da cabeça.
Figura 1. Diferença entre AVC Isquêmico e AVC Hemorrágico
1.3 TIPOS DE AVCI
1.3 TIPOS AVCI
AVC isquêmico aterotrombótico: esse tipo de AVC isquêmico ocorre por fatores de risco não modificáveis, como a idade ou