Avc hemorragico
No âmbito da Unidade Curricular de Neurociências, foi-nos solicitado, pelo docente Rui Rosa, que, enquanto grupo elaborássemos um trabalho de investigação, o tema que nos foi atribuído para este mesmo trabalho foi: Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico.
Pretendemos com este trabalho expor em que consiste esta patologia, a sua fisiopatologia, diagnóstico, sintomatologia e formas de tratamento. Na nossa opinião este trabalho será bastante produtivo, pois enquanto futuros terapeutas ocupacionais vamos intervir com pessoas que sofreram deste tipo de AVC’s, sendo importante aprofundar os nossos conhecimentos. É também uma forma de consolidarmos os conhecimentos abordados ao longo do semestre nesta unidade curricular. Enquanto grupo começámos por fazer uma revisão da bibliografia que estava disponível nas bibliotecas sobre doenças neurológicas nomeadamente sobre o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, pesquisando também alguns sites e artigos científicos. Após esta tarefa empenhámo-nos na análise de toda a literatura disponível.
Este trabalho foi organizado segundo as normas de guia de elaboração de trabalhos escritos do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde de Leiria. É constituído por quatro capítulos. O primeiro está organizado de forma a expor a fisiopatologia do AVC Hemorrágico. O segundo faz referência à sintomatologia e diagnóstico, comuns a este tipo de problema neurológico. O terceiro capítulo por sua vez, corresponde ao tratamento que pode ser aplicado. Por fim, o quarto capítulo expõe uma breve análise dos artigos científicos escolhidos. Neste trabalho estão também incluídas a introdução, a conclusão, as referências bibliográficas.
FISIOPATOLOGIA
AVC
Um acidente vascular cerebral (AVC), é causado por interrupção do suprimento sanguíneo para o cérebro, o que resulta em anoxia e morte do tecido cerebral (Word Health Organization, 2005 citado por Crepeau, Cohn & Schell, 2011). Um AVC caracteriza-se pela