Tipos de avaliação em aprendizagem
Este trabalho irá falar sobre os tipos de avaliação, que dentre muitos vamos destacar 3: somativa, diagnostica e formativa.
Mas antes de explicarmos cada um, é significativo saber o que envolve a avaliação. No pleno sentido da palavra, avaliação significa um processo continuo de aprendizagem no qual deve haver interação entre o professor e aluno. Mas como esse processo não é tão simples, nós destacamos três tipos de aprendizagem que tornará essa aprendizagem possível de acontecer.
Avaliação Diagnótica
A avaliação diagnóstica é uma avaliação primaria. É com ela que o professor obtém as primeiras informações, as características dos seus alunos. Para que assim possa saber qual caminho tomar, como ele devera agir em aula.
É a maneira que o professor tem para explorar as características dos alunos conhecer seus interesses pessoais e saber o que será de proveito para turma. Cabe ressaltar que a avaliação diagnostica não deve ser feita por muito tempo, pois é método apenas de conhecimento inicial.
Avaliação Formativa
A avaliação formativa, primeiramente deve-se dizer que ela tem a função pedagógica. Sua principal característica é a ação de formação. É a avaliação de desenvolvimento, ter por ao longo do processo dizer como o aluno esta no momento, no ato de ensino- aprendizagem. Ela contribui auxiliando tanto o professor quanto ao aluno sobre as suas condições de aprendizagem, instruindo o aluno sobre suas dificuldades e sobre no que deve-se melhorar. E com isso o professor saberá exatamente a onde se deve aprimorar o ensino ou passar para outro método.
Avaliação Somativa
É considerada a avaliação final, pois é feita no final da aprendizagem. É a avaliação que faz um balanço sobre o que foi aprendido ao longo do processo de aprendizagem e assim revê o que foi realmente aprendido e o que precisa ainda ser enfatizado novamente.
É uma avaliação que tem hora marcada, é pontual, pois ela serve como classificatória. Essa