Tipagem Sanguinea
No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Existem dois tipos de aglutinogênio, A e B, e dois tipos de aglutininas, anti-a e anti-b. Assim anticorpos anti-a e anti-b são empregados para análise a fim de verificar a tipagem do grupo sanguíneo do indivíduo. Orientadas pelo professor Paulo, observamos como isto ocorre na prática.
Tipagem Sanguínea
Objetivo
O objetivo desta aula prática foi verificarmos a tipagem sanguínea e o fator Rh dos indivíduos do grupo.
Materiais Utilizados
Laminas
Soro anti-a
Soro anti-b
Soro anti-D Rh
Álcool
Lancetas Descartáveis
Papel Toalha
Métodos
Para realizar a experiência, foi esterilizado com álcool 70% o dedo do membro da dupla, após furado com a lanceta descartável, para extrair o sangue.
Colocamos uma gota de sangue nas três lâminas, cada qual identificada com A, B e D (fator Rh).
Resultados
Na amostra da aluna Rafaela Dalagrana, reagiu somente o anti-a, e o fator Rh não reagiu, ou seja, sua tipagem sanguínea A -.
Já na amostra da aluna Aline Ferreira, não reagiu anti-a e nem anti-b, e o fator Rh reagiu, ou seja, sua tipagem sanguínea O+.
Sendo assim, se a amostra sanguínea reagir com anti-a, grupo A, se reagir com anti-b, grupo B, se ambos sofrerem aglutinação, grupo AB, se nenhum dos dois reagirem, grupo O. E o fator Rh se reagir é positivo, caso contrário é negativo.
Conclusão
Nesta aula obtivemos o conhecimento de como funciona o sistema ABO, e como é realizada a análise de tipagem sanguínea em um laboratório.
Referências Bibliográficas
Material disponibilizado em aula .