orçamento
A capacidade de previsão de uma empresa esta na competência de gerenciar cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz, uma das ferramentas para atingir este objetivo é o orçamento.
O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua, é a “direção” do gestor, é o mapa das ações operacionais em busca da tradução da estratégia.
O Orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é pôr em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal benefício da implementação do orçamento empresarial.
O ideal, para que o orçamento empresarial tenha êxito nas suas finalidades, é que ele seja implementado naturalmente, ou seja, horizontalmente, com a participação de todos os departamentos e, principalmente, com a participação do maior número possível de colaboradores, inclusive aqueles de cargos hierarquicamente inferiores; e não verticalmente, de cima para baixo.
Orçamento Geral: Expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas. Expressa também o impacto das decisões operacionais e financeiras.
O orçamento operacional são orçamentos para várias funções de negócios da cadeia de valores, de pesquisa e desenvolvimento para atendimento ao cliente.
O orçamento financeiro torna-se muito importante para as empresas, já que é a partir dela que são executadas as transações financeiras, é estabelecida a taxa de crescimento, e feito a previsão de quanto se irá "ganhar e gastar". Isso acontece, porque as empresas não podem trabalhar na base do improviso, tudo deve ser planejado antes de ser executado.
Portanto o orçamento geral é composto das seguintes