Responsabilidade Social
Novembro de 2011
1) Responsabilidade Social
De acordo com o conceito de responsabilidade social as empresas decidem voluntariamente contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo. Com isso as ações de uma empresa não devem se basear somente nos interesses de seus acionistas e em obter lucro, mas devem se preocupar também com os interesses de outros grupos, como, trabalhadores, as comunidades locais, clientes os fornecedores, autoridades públicas, concorrentes e a sociedade em geral. O termo responsabilidade pode ser entendido em dois níveis, o interno, que está relacionado aos trabalhadores e com todas as partes que podem influenciar o resultado da empresa, e o nível externo, que leva em conta as conseqüências das atitudes da organização em relação ao ambiente em que ela está inserida. Muitos acreditam que a responsabilidade da empresa se resume apenas a pagar impostos e cumprir leis, mas novos argumentos surgem para enfatizar que o seu papel não pode ficar restrito a isso, como por exemplo o fato de que a empresa, ao tomar atitudes éticas e responsáveis pode obter vantagem competitiva perante seus concorrentes pois o consumidor cada vez mais leva em conta fatores como esse para fazer sua escolha e optar por determinado produto ou serviço. Esses consumidores são chamados de consumidores responsáveis pois se demonstram preocupado com a sociedade e com o meio ambiente e dessa forma e acabam criando um ciclo, que faz que cada vez mais empresas se envolvam e pratiquem atitudes mais responsáveis.
2) Grupo Santander
O banco Santander surgiu na Espanha em 1857. Expandiu suas atividades no país através de aquisições de instituições financeiras menores e logo se tornou o maior banco privado do País.
Em 1998 o grupo Santander surgiu com a fusão do banco Santander e do Banco Central Hispano se tornando assim a maior instituição financeira de