tipagem sanguinea
A confecção do esfregaço sanguíneo é, sem dúvida alguma, o ponto crucial para a realização de um hemograma confiável e por isso, a sua padronização deve ser uma das principais exigências de um bom laboratório de hematologia. Os esfregaços podem ser realizados na mão (método de predileção, caso seja necessário confeccionar um esfregaço a campo), o apoio em mesa ou algo do gênero ainda assim pode ser utilizado, e são utilizadas uma lâmina (limpa, sem resquícios de gordura ou outros materiais) e uma distensora de vidro transparente (pode-se montar uma extensora com uma lamínula grudada a uma lâmina com esparadrapo). O esfregaço ideal deve ser livre de falhas e paradas, não muito espesso, nem fino demais, e sem falhas na cauda. Na observação ao microscópio as duas bordas onde são realizadas as contagens devem apresentar os eritrócitos mais separados e os leucócitos bem distribuídos.
Objetivo:
Com as amostras de sangue determinar o grupo sanguíneo ABO e o fator RH humanos.
Materiais Utilizados:
REAGENTES
Anti-A
Anti-B
Anti-D (anti-Rh)
Álcool 70%
Hipoclorito
Amostra de sangue
VIDRARIA:
Lâminas
Béquer de 500 ml
Béquer de 50ml
ACESSORIOS:
Algodão
Arte plástica
Lancetas
Procedimento:
Esterilizar o dedo com álcool 70% e em seguida utilizando uma lanceta estéril, coletar uma gota de sangue para cada anticorpo que será utilizado, colocando em cada lâmina, uma gotinha para cada aglutinina, logo após colocar uma gota de anti-A em cada uma das gotinhas de sangue, utilizando a arte plástica, homogeneizar o sangue com o anticorpo adicionado e após aguardar alguns minutos verificar se ocorreu aglutinação.
Resultado:
O resultado foi O positivo. Não houve aglutinação com soro anti-A nem com soro anti-B, o que nos indica que a pessoa pertence ao grupo O. Observou-se que ocorreu aglutinação com o soro anti-D, o que nos indica a presença do fator Rh nas hemácias dessa pessoa.