Passiflora
A família passifloracea, é formada por 12 géneros, com 600 espécies, originárias de regiões tropicais e subtropicais da América e África.
A passiflora é uma espécie extraordinariamente variável em relação ao seu fenótipo, existindo inúmeras variedades, uma vez que o seu cultivo é efetuado através da semente (e não através de propagação por estaca, etc.). Para além disso, esta planta é criada através de fecundação, o que aumenta imenso a probabilidade da nova passiflora ser diferente daquela que gerou a sua semente.
Nomes populares: Maracujá-azul, flor-da-paixão, maracujá-de-cobra
Nome Cientifico (latim): Passiflora caerulea L.
Origens geográficas: América do Sul
Dimensão adulta: O comprimento das lianas pode atingir os 6 metros.
Folhagem: Persistente, começa a perder as folhas abaixo dos -5ºC.
Clima: Resiste até -12°C devendo ser plantado abrigado de correntes de ar e de ventos frios
A Passiflora caerulea é a planta mais comum dentro do seu género. Apesar da origem desta trepadeira ser tropical e subtropical, esta é mais resistente às baixas temperaturas relativamente às outras passifloras. Por este motivo, esta planta é bastante difundida pela Europa, assim como nas suas regiões de origem.
Esta planta apesar dos seus extraordinários fins terapêuticos, é muito mais usada em jardins com fins ornamentais. Isto deve-se ao facto de crescerem rapidamente e por serem trepadeira, que iram cobrir os muros e as sebes. Também se pode cultivar como planta de interior podendo atingir 1,5 a 2 metros de altura. Neste caso, a Passiflora florirá melhor, se as suas raízes estiverem ligeiramente apertadas.
A passiflora oferece-nos uma magnífica floração com um perfume delicado de Maio até Setembro. As suas flores apresentam um diâmetro aproximado de 10cm, compostas por com cinco sépalas de tonalidade amarelo-esverdeado, cinco pétalas de cor esbranquiçada, coroadas por filamentos azul ou violeta, cinco estames e, três estigmas