Passiflora alata curtis
Sendo assim, a Passiflora alata Curtis é uma espécie de maracujazeiro-doce, da família Passifloraceae, nome popular maracujá. São originárias das regiões tropicais e subtropicais do globo, sendo mais distribuídas no Centro-norte do Brasil (RUGGIERO, 1987). É cultivada também para fins medicinais, utilizado com calmante natural, seu valor ornamental está associado às flores, coloridas e perfumadas (MELETTI; MAIA, 1999).
Uma hipótese de que o maracujá Passiflora alata Curtis seja sedativo, pela presença dos flavonóides glicídicos, sendo também muito utilizada popularmente e comercializadas como fitoterápicos usando em casos neurológicos (LEWIS, TAYLOR, 1974).
Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo discutir o potencial da ação sedativa e ansiolítica dos flavonóides no sistema nervoso central obtido a partir dos princípios ativos da Passiflora alata Curtis (ADZS et al, 2002).
2. METODOLOGIA Os recursos utilizados para levantamento preliminar de informações foram obtidos através de pesquisas bibliográficas na biblioteca da Universidade São Judas Tadeu, livros entre outras obras sobre plantas medicinais, fitoterapia, fitomedicina e farmacognosia.
Prosseguiu-se com o levantamento de artigos científicos, em 01/06/2012, nas bases de dados listadas no Quadro 1, primeiramente para quantificar o universo de artigos científicos, sobre a espécie agregada principalmente à sua eficácia da atividade geral sobre o sistema nervoso central, bem como sobre sua ação sedativa e ansiolítica. Utilizou-se para a busca as seguintes palavras-chave:
• Passiflora alata Curtis – binômio científico da espécie pesquisada;
• Passiflora alata Curtis + phytotherapy– tradução para o inglês de Fitoterapia;
• Passiflora alata