Maior do mundo
A obra é assinada pelo arquiteto Tom Wright da WS Atking PLC que se inspirou no típico barco árabe, o "dhow", atendendo assim as exigências do xeque Said Khalil, que queria um projeto que fosse não apenas ícone da cidade, mas ícone mundial.
Dhow
O hotel foi construído em uma ilha artificial a 280 metros da costa, com uma estrutura de concreto e três níveis no subsolo, cuja construção foi de 2 anos, para que a água não invada a ilha foi feita uma superfície inclinada e perfurada que absorve o impacto das ondas. A construção do hotel iniciou-se em 1994 e foi concluída em outubro de 1999, mas só foi inaugurado em dezembro do mesmo ano.
O custo de construção do mais luxuoso hotel sete estrela do mundo - Burj Al Arab foi de 650 milhões de dólares. A área construída é de 111500 m², 321 metros de altura, possui 28 andares e cada um com pé-direito duplo de 7 metros. Sua estrutura é feita de aço, garantindo sustentação e beleza ao edifício. Foram empregados na construção mais de 70.000 m³ de concretos e 9.000 toneladas de aço apenas para erguer a torre.
Devido a temperatura alta da região, o edifício passou por um processo de resfriamento durante o 3º e 6º mês de construção, evitando que se formassem grandes quantidades de nuvem de chuva sobre o hotel durante o período de construção.
O esqueleto da estrutura metálica é formado por pilastras curvadas de 85 metros ajudando na proteção do edifício dos efeitos do vento e dando o formato espetacular em forma de veleiro. As duas colunas que partem do chão em forma de "V" forma um imenso mastro,e, nos espaços entre elas foram erguidos os andares.
1 – Quadro do Exoesqueleto; 2 – Armação; 3 – Espinha Central; 4 – Membrana
Fachada e Interior do Hotel
A fachada em forma de veleiro ancorado foi produzida em tela dupla de vidro revestida com 8.800 m² de teflon mantendo a luminosidade e amenizando o calor com vãos de 50 cm entre os vidros.
Durante o dia a fachada mantém-se branca