O Maior Porto Do Mundo
1- Introdução
O Porto de Shanghai, localizado em Xangai, China, o porto ocupa uma área de 3,619.6km² na foz do rio Yangtze. O porto é considerado economicamente o crescimento mais rápido do mundo, compreende um porto marinho de águas profundas e um porto fluvial. Em 2010, ultrapassou o porto de Cingapura em termos de movimentação, tornando-se o maior do mundo no quesito, com cerca de 29 milhões de Toneladas movimentados. No total movimentado de 2011, estabeleceu um novo recorde de movimentação em toda a história, com cerca de 30,5 milhões de Toneladas movimentados. Suas fronteiras geográficas compreendem o Mar do Leste da China ao Leste e a baía de Hangzhou ao Sul. Nele também localizam-se a foz dos rios Yang-Tze, Huangpu e Qiantang. É administrado pela operador portuário Shanghai International Port, empresa pública, da qual 44% dos lucros são repassados à prefeitura municipal de Shanghai.
Vista panorâmica do porto de águas profundas nas ilhas Yangshan .
2- História do Porto
Durante a dinastia Ming, a cidade de Shanghai era parte da província de Jiangsu, e, até então, era apenas uma pequena cidade. Porém, por conta de sua localização, na foz do rio Yang-Tze, cresceu no ritmo do comércio, principalmente na dinastia Qing. Com o passar do tempo, foi absovendo o comércio que antes era feito pelos portos de Ningbo e Guangzhou para tornar-se o maior em território chinês.
A sua localização na foz do Rio Azul levou para o seu desenvolvimento como o comércio costeiro desenvolvidas durante o reinado do Qianlong imperador na dinastia Qing . Aos poucos, o porto de Shanghai ultrapassou o porto de Ningbo e do porto de Guangzhou para se tornou o maior porto da China no momento.
Em 1842, Xangai tornou-se um porto tratado, assim, evoluiu para uma cidade comercial internacional. No início do século 20, era a maior cidade do Extremo Oriente, e o maior porto do Extremo Oriente. Foi aberto para o comércio internacional, contribuindo para o