Plano de negócio
1. Xangai (China, foto): Tendo um total de cinco áreas de trabalho, o porto de Xangai se tornou o maior porto do mundo, superando o porto de Cingapura. Só nesse ano, cerca de 29 milhões de TEUs passaram pelo porto de Xangai, que dois portos: um marítimos e outro, fluvial. O porto de Xangai é uma fonte de grande atividade econômica na área do rio Yangtze, que ajudou ainda mais a situação econômica de regiões como Zhejiang, Jiangsu e Henan.
2. Ningbo-Zhoushan (China): Formada como uma iniciativa de colaboração entre o porto de Ningbo e Zhoushan no ano de 2006, o porto Ningbo-Zhoushan é o segundo maior do mundo. Apoiando três rios - o Yangtze, o Yong eo Qaintang, o porto deverá ter um grande impulso com a construção de um novo terminal - o Dapukuo Jintang, composto por cinco leitos que deverão ser preenchidos até 2014.
3. Cingapura (Cingapura, foto): O porto de Cingapura, que já foi considerado o maior do mundo, caiu algumas posições e agora está em terceiro lugar na mesma categoria. Do ponto de vista da economia do país, o porto de Cingapura desempenha um papel muito importante, pois atende ao mercado de re-exportação em uma escala gigantesca.
O porto de Cingapura é conectado a mais de 600 portos espalhados por mais de 100 países. Em termos de sua manipulação, o porto de navios lida com um quinto dos contentores de carga global e é responsável pelo trânsito de quase 50% da oferta global de petróleo bruto.
4. Rotterdam (Holanda): Único porto da Europa na lista, o porto de Roterdam ocupa o quarto lugar na lista dos maiores portos marítimos do mundo. Também serviu como o maior porto do mundo por 42 anos entre 1962 e 2004 antes de ter sido superado por Cingapura e Xangai, nesta ordem. O porto de Roterdam é o maior porto de toda a Europa.
5. Tianjin (China): Situado no Rio Haihe, o porto de Tianjin, na China, está em quinto lugar na lista dos maiores portos do mundo. Atualmente ele está conectado a