Tipagem sanguínea
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
TIPAGEM SANGUÍNEA
GIDEÃO CRUZ DA SILVA
GILMARA DA SILVA
MICHELE REGINA BRAND
PROFESSORA MILENA DA SILVA
Microbiologia
Joinville - SC
2010
1. INTRODUÇÃO
No início do século XX, o cientista Karl Landsteiner conseguiu comprovar com suas experiências a diferença existente no sangue de cada indivíduo e foram descritos os grupos sanguíneos A, B e O. Em 1902, os cientistas De Costello e Starli descreveram o tipo sanguíneo AB. O sistema Rh foi posteriormente descrito em 1940, por Landsteiner e Wiener (TORTORA, 2000).
Dentre os diversos sistemas de grupo sangüíneos, os mais importantes são os sistema ABO e o sistema Rh por apresentarem maior capacidade de provocar a produção de anticorpos (SCROFERNEKER, 1998).
Nas hemáceas encontramos duas proteínas denominadas aglutinogênios A e aglutinogênios B, que determinam o fenótipo sangüíneo. O plasma sangüíneo possui outras duas proteínas denominadas aglutininas anti-A e aglutininas anti-B. Assim, indivíduos do grupo sanguíneo AB possuem aglutinogênios A e aglutinogênios B, mas não possuem aglutininas, indivíduos do grupo sanguíneo A, possuem aglutinogênios A e aglutininas anti-B; indivíduos do grupo sanguíneo B possuem aglutinogênios B e aglutininas anti-A e indivíduos do grupo sanguíneo O, possuem aglutininas anti-A e aglutininas anti-B, e são destituídos de aglutinogênios (TORTORA, 2000).
O sistema Rh é determinado pela presença do antígeno, e o anticorpo produzido denominado, anti-Rh, assim o individuo que apresentar o fator Rh será Rh positivo e a sua ausência Rh negativo. Um portador Rh– só poderá receber sangue de doador Rh-, caso ocorra a doação de Rh+, o sistema imunológico reagirá, provocando hemólise (ruptura da membrana da hemácia) (TORTORA, 2000).
A determinação do tipo sanguíneo do sistema ABO pode ser realizada através de dois testes, a tipagem direta que