Timidez
A Fobia Social é um transtorno de ansiedade relacionado com a dificuldade em manter relações interpessoais. Toda timidez que seja tão intensa a ponto de causar sofrimento ou prejuízos em qualquer esfera, sejam pessoais, sociais, profissionais, financeiros é considerada Fobia Social.
A timidez exagerada é identificada quando a exposição à situação social, como por exemplo falar diante de pessoas, fazer perguntas, paquerar provoca uma intensa e imediata ansiedade. É comum que esta pessoa até sinta um ataque de pânico ligado à situação social. A interação social é evitada, embora às vezes seja suportada com pavor. O tímido evita toda e qualquer situação onde se sinta avaliado ou julgado pelos outros. Evita se expor e se esconde em si mesmo.
Comportamento do tímido
O tímido se sente extremamente ansioso em qualquer situação onde imagina que será percebido e avaliado. O fóbico gostaria de passar a vida sem que percebam sua existência - qualquer possibilidade de chamar a atenção será evitada. O fóbico social evitará qualquer roupa que chame atenção, evitará qualquer comportamento que o faça se sobressair aos demais.
O portador da fobia social ficará extremamente constrangido se ficar vermelho diante das pessoas, mas por sua característica mais introvertida, ficar vermelho é muito provável, a "solução" encontrada é evitar contatos com pessoas com quem ainda não tenha intimidade suficiente - e com isso estará perpetuando a Fobia Social.
Em quais situações a Fobia Social é mais evidente
A fobia social acontece quando uma pessoa tem muita dificuldade em se colocar em publico, apresentar trabalhos na escola, ir a festas, reuniões sociais ou de trabalho. Fóbico social é a pessoa que odeia ser o centro das atenções, mas se sente o centro das atenções o tempo todo. Ele sabe que é tímido, sabe que é ansioso e acha que todo mundo percebe essa ansiedade logo de cara. É tão tímido a ponto de deixar de fazer suas coisas, sente que