Timidez
Você consegue se lembrar da última vez em que você entrou numa sala cheia de estranhos e se sentiu constrangido e desajeitado? Ou daqueles momentos em que seu coração dispara quando você queria chamar uma pessoa para sair, mas estava tímido demais para fazê-lo? Ou querendo se aproximar de alguém por motivos de negócios mas sentir muito receio de fazê-lo? Aquela ansiedade no fundo do seu estômago nas situações sociais? Você sempre se sente como se estivesse algo te segurando?
Independente de você ser introvertido ou extrovertido, nós todos nos identificamos com esse sentimento de timidez em algum ponto de nossas vidas. Socialmente, nós temos uma tendência de achar que apenas introvertidos sentem timidez, mas isso não é verdade. Timidez está mais relacionado a nos sentir desconfortáveis conosco, especialmente perto de outras pessoas.
Este artigo é o resultado da colaboração entre Amanda Linehan, uma introvertida, e Tina Su, uma extrovertida. Juntas, nós queremos jogar uma luz sob o tópico de timidez em uma perspectiva conjunta de ambos os extremos. Também vamos compartilhar as formas em que usamos a timidez como forma de fortalecimento pessoal.
Os três componentes da timidez
De acordo com o Dr. Bernardo J. Carducci, do Instituo de Pesquisa da Timidez, a timidez é composta de três componentes:
• Auto-consciência excessiva - você é cauteloso demais em relação a si mesmo, particularmente em situações sociais
• Excessiva auto-avaliação negativa - você tem uma tendência a ver a si mesmo de forma negativa
• Excessiva auto-preocupação negativa - você tem a tendência a prestar atenção demais às coisas que você está fazendo de errado quando você está perto de outras pessoas
Você se identifica? Quando você está se sentindo tímido, você se encaixa em uma ou mais das formas de pensamento acima? Com certeza, nós nos encaixamos.
Porque sentimos timidez?
Todos nós sentimos timidez de forma e em graus diferentes. Entretanto, a causa raiz pode se