Tica E Pol Tica
A ética estuda as atitudes morais de uma pessoa ou de um grupo de pessoas identificando o comportamento humano dos indivíduos como atitudes corretas e incorretas de acordo os valores e crenças de cada época.
A ética obriga a que a sociedade se organize de modo a que ações não prejudiquem os outros, ou seja, a pessoa deve saber o que lhe é ou não permitido fazer.
Com a organização da sociedade sobressai uma ação política, transformando assim o individual no coletivo surgindo assim regras comuns de se devem respeitar.
Democracia e cidadania como participação ativa
Democracia significa que o poder esta no povo, que surgiu na Grécia Antiga no século VII a.C.
O império grego encontrava-se organizado em cidades estado (polis gregas) que tinham autonomia politica que detinham um sistema de governo, leis e moeda, tudo isto, próprio do seu país.
Aristóteles afirma que é nestas cidades - Estado não era possivel a vida social, ele defendia que o Homem e considerado um ser animal social, é através da vida da cidade onde se procurava a felicidade coletiva onde o cidadão se realizava.
É em Atenas que se encontra o exemplo mais visível de democracia na antiguidade onde qualquer cidadão podia pertencer aos órgãos de governação e participar nas decisões tomadas.
Era na ágora onde os cidadãos se reuniam para tomarem decisões, que interessavam à cidade de modo a defender e argumentar as suas ideias e ponto de vista, era através daí que procuravam a soluções para a governação, sendo a procura da felicidade o ponto alto dessas discussões.
Para os filósofos clássicos a ética significava felicidade baseada numa vida virtuosa.
Atenas é considerada como o berço da democracia.
Nem todos os habitantes de atenas eram considerados cidadaos.
Eram considerados cidadãos:
• Os homens com mais de 18 anos de idade;
•
Filhos de pai e mãe ateniense.
Só com estes pontos tinham direitos políticos e podiam exercer