Pol ticas Sociais Pol ticas Publicas e Pol ticas Privadas
Esta atividade é resultado de pesquisa sobre Políticas Sociais Públicas e Políticas Sociais Privadas, as leis que regulamentam estas políticas e quem são de direito executá-las. A- borda-se a profissão do Assistente Social e a sua relação com as políticas sociais Públicas e Privadas.
Políticas Sociais, políticas públicas e Privadas.
Conceituam políticas sociais ações que determinam o padrão de proteção social, para a redistribuição dos benefícios sociais visando à diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico. As políticas sociais são resultados das lutas de classes do século XIX, e dos conflitos entre capital e trabalho, advindos da revolução industriais e o pós Segunda Guerra Mundial.
Políticas Sociais e Serviço Social
A conexão entre Política Social e Serviço Social no Brasil surge com a intervenção estatal, processo de modernização conservadora a partir de 1930 (Behring, 2003). Período que compreende uma expansão do Estado com tendências mundiais, crise capitalista. O Serviço Social foi criado como ferramenta do Estado para o enfrentamento das expressões da questão social, o que viabilizou a profissionalização do Serviço Social.
Políticas Públicas
Políticas Sociais Públicas são as ações governamentais, como projetos, programas viabilizando desenvolvimento na sociedade, visando reduzir o impacto das desigualdades sociais. As políticas públicas são desenvolvidas pelo Estado podendo ter a participação de outros setores da sociedade, setores público e privado.
As Políticas Sociais Públicas são reconhecidas pela Constituição Brasileira de 1988, podemos descrever entre elas a educação, saúde, Previdência Social, Assistência Social, cultura entre outros. O Serviço Social passa por reconceituação fortalecido por reflexões de 38 Assistentes Sociais, que resultou no Documento de Araxá (CBCISS, 1986:24), perspectiva modernizadora, atuação profissional com teoria, técnica-política,