TICA E POL TICA
Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética é o “estudo dos juízos de apreciação que se refletem à conduta humana susceptível de qualificação do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Política é a habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter resultados desejados. Segundo Aurélio Buarque de Holanda, “é a ciência dos fenômenos referentes ao Estado. Um sistema de regras relativo à direção dos negócios públicos”, portanto é a forma como os seres humanos se organizam e como o poder é distribuído entre eles.
SUA ORIGEM
Desde sua origem a palavra Ética tem ligação íntima com Política, que na antiga Grécia chega a quase uma identificação. Ética é um conceito ligado ao coletivo, seja na corporação e na nação ou humanidade.
Ética também está relacionada a modos e costumes dos povos, como indica a raiz grega da palavra, ethos, a ética evolui assim como a história. Hoje a ética esta diferenciada da antiguidade, os antigos, não conheciam nenhuma ética e um de seus princípios de virtude era fazer mal aos povos inimigos.
Na filosofia grega, o contexto que os esforções intelectuais de Sócrates, Platão e Aristóteles devem ser entendidos como o começo da ética e política.
Sócrates teria “inventado a ética, com base nas relações entre o bem comum e a felicidade do indivíduo".
Segundo os filósofos antigos, a utopia ética seria alcançada pelo comportamento virtuoso, em conformidade com a natureza, um ser racional e, portanto, a virtude ou um comportamento ético seria aquele no qual a razão comande as paixões.
Política, quanto a sua ideia há um desdobramento de dois conceitos diferentes que convivem no cotidiano na opinião dos cidadãos e na ação dos políticos, um é de que política é a mais nobre das ocupações humanas e o empenho da realização do bem comum, é a concepção de Platão e Aristóteles. Os outros é que política, é a arte da sabedoria de conquistar e manter estável o poder,