Tica E Poder
Bacharelado Direito
CAROLINE SANTANA
DIANA PATRÍCIA
EDILSON JUNIOR
GILDECI RIBEIRO
SIMONE BORGES
ÉTICA E PODER
Salvador
2015
CAROLINE SANTANA
DIANA PATRÍCIA
EDILSON JUNIOR
GILDECI RIBEIRO
SIMONE BORGES
ÉTICA E PODER
Salvador
2015
Sumário
1. Entendendo o significado das palavras...
1.1. Ética
1.2. Poder
2. Ética X Poder
3. Ética e poder
4. A ética no homem de poder
5. Pessoal ético
6. Exemplo de conduta não ética na indústria
7. Conclusão
8. Referência
1. Entendendo o significado das palavras...
1.1. Ética
É o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Do ponto de vista da filosofia, ética é uma ciência que estuda os valores morais de uma determinada sociedade e seus grupos.
1.2. Poder
É o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força. Poder é um termo de origem latina, e é definida por diversas áreas.
2. Ética X Poder
Segundo Gustavo Korte:
“O poder, em termos éticos, é inerente à idéia de autoridade. Através da quantificação do poder pode-se medir a força da autoridade nas relações em que ela se manifesta. As idéias de poder e de autoridade estão, pois, intimamente ligadas a uma grandeza ética que designamos por vontade. O poder se concretiza quando se faz sensível aos seres humanos. A idéia de poder existe no mundo das relações humanas, em que o homem pensa, age e vive.”
3. Ética e Poder
Facilmente detectamos a falta de ética. Li diversos artigos relacionados à ética e ao poder, e muitas vezes por assim dizer, o poder esta ligado irremediavelmente a condutas não éticas e vice-versa.
Falar sobre este assunto basta fazermos uma rápida leitura nos escândalos, na política, as grandes empresas e por assim também dizer a qualquer