Trab Sociologia Marx Weber e Durkheim
Salomão Nicilovitz
Graduando do curso de Licenciatura em História
Disciplina: Introdução a Sociologia
Professora: Vanessa Marx
RESUMO DOS TEXTOS
‘Burgueses e proletários (Marx/Engels, 1984)”
“ A divisão social do trabalho (Durkheim, 1984)
“ Os três tipos puros de dominação (Weber, 1994)
PORTO ALEGRE, 15 DE JUNHO DE 2015
‘Burgueses e proletários (Marx/Engels, 1984)”
De acordo com Marx e Engels, a história de todas as sociedades tem sido a história da luta de classes. Nas diferentes épocas históricas nas quais o ser humano existiu como sociedade, a organização social se deu pela divisão de classes: na Roma Antiga entre patrícios, cavaleiros, plebeus e escravos e na Idade Média entre senhores, vassalos, mestres, companheiros e servos. Esse embate entre oprimidos e opressores sempre esteve pautado por constantes guerras que terminaram em revolução ou em destruição da sociedade, sendo a sociedade burguesa moderna mais um desses sistemas, do qual o processo se assemelha ao das demais e a revolução é iminente.
A sociedade burguesa moderna, de acordo com os autores, brota das ruínas da sociedade medieval e substitui as antigas relações de classe por um antagonismo mais simplificado, o de burgueses e proletários. Dos servos da idade média saíram os burgueses que, impulsionados pelas navegações e a expansão do comércio, tiveram o seu crescimento acentuado.
Em um primeiro momento, para atender aos pedidos do novo mercado, a organização feudal da indústria é substituída pela manufatura da pequena-burguesia. Conforme esse mercado cresce, a manufatura se torna insuficiente para corresponder as suas demandas e dá-se espaço para as máquinas e a produção industrial, surgindo então os “chefes dos verdadeiros exércitos industriais”, os burgueses modernos.
Conforme se dá o avanço econômico da burguesa ela vai conquistando poder político e, com o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, atinge a soberania