123
Energia Eólica
2.1
Breve Histórico da Energia Eólica
Desde a antiguidade, a energia gerada pelos ventos vem sendo utilizada pela humanidade em atividades como: navegação marítima, moagem de grãos e bombeamento de água. Acredita-se que a energia eólica tenha sido utilizada pela primeira vez na Pérsia, por volta do ano 200 A.C.
na moagem dos grãos.
Também existem relatos de que países como China e Oriente Médio já usavam
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0921392/CA
essa tecnologia. Porém, somente a partir do século XII, esse tipo de energia foi disseminado para a Inglaterra, França e Holanda e, logo depois, espalhado por toda a Europa.
No ano de 1888, Charles F. Bruch montou o primeiro catavento destinado à geração de energia elétrica. Esse mecanismo fornecia 12 KW de corrente contínua para carregamento de baterias destinadas ao fornecimento de energia elétrica. Com o surgimento da Revolução Industrial, no fim do século XIX, essa fonte de energia foi substituída por máquinas a vapor, pela eletricidade e pelos combustíveis fósseis. Entretanto, em meados desse mesmo século, a utilização da energia eólica ressurge na agricultura.
Segundo Silva (2006), em 1904, a energia eólica atendia 11% da demanda energética da indústria holandesa e, no território alemão, havia mais de 18.000 unidades de conversão eólica em contínua operação. Durante a Primeira Guerra
Mundial, o desenvolvimento dessa energia foi estimulado devido à escassez de combustíveis fósseis, em especial na Europa. Nessa mesma época, os aerogeradores com uma potência de 30 e 35 KW foram destinados principalmente ao bombeamento da água nos campos rurais da Dinamarca. Porém, após a guerra, com a retomada do crescimento da economia mundial, a energia eólica foi deixada em segundo plano por não ser economicamente competitiva e não gerar impactos na cadeia produtiva se comparada com os combustíveis fósseis.
17
No entanto, as pesquisas para a geração de energia eólica continuaram mesmo durante a Segunda