PODER E POL TICA
Para a maioria das pessoas, é mais fácil falar com dinheiro do quem em poder. As pessoas que detém poder negam isso, aquelas que o desejam tentam não demonstrar o desejo, e as que conseguem obtê-los não gostam de falar sobre como o conseguiram. O poder é um processo natural em qualquer grupo ou organização. Neste sentido, precisamos saber como ele é obtido e exercido para que possamos compreender o comportamento organizacional como um todo. Ele é parte da realidade da vida organizacional e não vai deixar de sê-lo. Além disso, ao aprender como o poder funciona nas organizações, você terá mais condições de usar seu conhecimento para ajuda-lo a se tornar um executivo mais eficaz.
UMA DEFINIÇÃO DE PODER O poder pode existir mas não ser exercido. Ele é, portanto, uma capacidade ou potencial. Uma pessoa pode ter poder e não utilizá-lo. Provavelmente, o aspecto mais importante do poder é o de ser uma função de dependência. Uma pessoa só pode ter poder sobre você se ela controlar algo que você deseja. Se você quer seu diploma e, para tanto, precisa ser aprovado em uma disciplina que é ministrada por apenas um professor em sua faculdade, esse professor tem poder sobre você. Suas alternativas são muito limitadas e você dá muita importância ao diploma.
COMPARANDO LIDERANÇA E PODER Uma comparação cuidadosa entre nossas descrições de poder e de liderança, revela que os dois conceitos estão inter-relacionados. Os líderes utilizam o poder como meio de atingir objetivos do grupo. Eles atingem os objetivos, e o poder é um meio de facilitar suas conquistas. Que diferenças existem entre os dois termos? Uma diferença se refere à compatibilidade de objetivos. O poder não requer a compatibilidade de objetivos, apenas a relação de dependência. A liderança, por outro lado, requer alguma congruência entre os objetivos do líder e os daqueles que são liderados. Uma segunda diferença se relaciona à direção em que a influência é exercida. A liderança enfoca a