Thompson O Ingles Livre De Nascimento
Faz uma introdução a revolução industrial, e uma espécie de encerramento das mudanças de ideologia sociais. Na revolução industrial se da inicio ao movimento operário, e uma classe trabalhadora, a classe social para o Thompson e ela se auto produzindo, elas estão se produzindo, elas não estão prontas elas vão se constituir ao longo do tempo. O que e oposto a idéia dos marxistas de antes dos anos 60, pois eles achavam que as classes sociais e os sujeitos históricos já estavam prontos. A principal preocupação do texto de Thompson e com isso, as classes efetivas dentro do processo, pois a classe não e uma estrutura, elas são metamorfoses e se definem durante a luta. Em determinado momento a classe operaria vai lutar para se manter no capitalismo, pois os operários não estão dotados de sentimentos pré determinados por socialismo, esse conceito e transformado e construído. A classe operaria se define pelo conceito de que com o passar do tempo vai se transformar, e tudo que ela faz depende do seu movimento histórico, como prova disso e que nem todos os socialistas são iguais.
Thompson consegue redirecionar a discussão para outros caminhos, ele faz um ataque a Weber dizendo que não vê a classe como uma categoria, pois para Weber a categoria e a maneira com que ele acha para dar resposta ao marxismo. Para Thompson a classe e parte de um sistema, pois ela não e uma simples ferramenta, mas sim o próprio motor, ela e a própria realidade. A classe e o sujeito que produz a si mesmo diferente do sujeito estrutural. Há uma tentativa de analisar no século XVIII o surgimento dessas classes no movimento da produção, para Thompson não basta apenas procurar no um surgimento nos meios de produção, mas sim surgimento através da criação da identidade própria.
E necessário entender como esses assalariados se formam culturalmente, e analisar o que esta acontecendo no mundo plebeu que propicia a formação das classes operarias. O primeiro elemento e