Osmose
Professora: Otavio Aloisio Maldaner
Academico: Gustavo Leidemer Mattioni
OSMOSE
Osmose pode ser definida como deslocamento de solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Na osmose, o solvente se desloca do meio hipotônico no sentido do meio hipertônico e chega ao final do processo quando os dois meios encontram-se em equilíbrio de concentração. Este processo acontece em diversos meios naturais, inclusive nas células do corpo humano.
Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Esse processo está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente. Assim, a osmose pode ajudar a controlar o gradiente de concentração de sais nas células.
As soluções onde ocorre a osmose podem ser classificadas em três tipos:
-Solução Isotônica: Quando a concentração de soluto na célula e no meio são iguais.
-Solução Hipertonica: Solução que está mais concentrada em soluto que o meio;
-Solução Hipotônica: Solução que está menos concentrada em soluto que o meio;
No interior das hemácias existe uma solução de NaCl, cuja concentração constante é de 0,9%. Quando as hemácias são colocadas num tubo de ensaio contendo uma solução de NaCl, de concentração 0,4% (portanto hipotônica), verifica-se que as hemácias incham devido à entrada de água e acabam arrebentando, sofrendo hemólise. Isso acontece porque as hemácias não possuem uma parede celular para suportar uma pressão interna maior. Quando colocadas em uma solução de NaCl a 1,5% (portanto hipertônica), elas perdem água, murcham e ficam enrugadas.
Se quisermos interromper a osmose, basta exercer sobre o sistema formado por duas soluções ou uma solução e um solvente, separados por uma membrana semipermeável, uma pressão no sentido inverso ao da osmose no mínimo com a mesma intensidade daquela que