7 Maravilhas Do Mundo
Ao longo da história, por diversas vezes, surgiram propostas da criação de um túnel que permitisse acesso direto entre França e Inglaterra. A ideia foi considerada, por muito tempo, como de gigantesca audácia, visto que esbarrava em questões diplomáticas e nas inúmeras barreiras físicas a serem vencidas para viabilizar um projeto de engenharia como esse.
Vencida toda a burocracia que envolvia a concepção do empreendimento, em 1987 foi ratificado o documento que autorizava o projeto que culminou com o Eurotúnel, inaugurado em 1994. A construção corta o Canal da Mancha e percorre mais de 50 km para ligar a cidade de Folkestone, na Inglaterra, à Calais, na França.
A Construção
A construção do Eurotúnel, foi dificultada principalmente por sua peculiaridade em cortar o trajeto tanto de forma subterrânea quanto de forma submarina. Dos 50 km que ele percorre, somente 13 ficam apenas abaixo da terra e o restante encontra-se, em média, a 40 metros abaixo do fundo do mar.
Sendo assim, diversos estudos geotécnicos, além de radares e sonares, foram necessários para permitir uma visão consistente do trajeto. O Planejamento foi então orientado para a antecipação dos percalços que seriam enfrentados, visando a segurança durante toda a execução.
As escavações fizeram a utilização de aproximadamente 15.000 trabalhadores e duraram 7 anos. O interessante é que elas foram iniciadas simultaneamente nos dois países, de forma a se encontrarem em algum ponto intermediário do percurso. Tal processo exigiu um controle rigoroso, responsável por garantir que quando as máquinas se alcançassem, o desnível fosse de no máximo 2 centímetros.
O Eurotúnel, na realidade é constituído por 3 túneis. Os trens podem transitar entre eles, se necessário, sendo que o central foi feito para realização de manutenções e para saídas de emergência, o que é possibilitado por encontros entre as 3 passagens a cada 375 metros. A sustentação desses túneis foi feita através anéis de concreto,