História da Arte
Objetivo: O trabalho consiste em apresentar de forma sucinta alguns dos principais movimentos artísticos da história.
Conteúdo
1° As primeiras pinturas (arte paleolítica, rupestre).
2° Arte antiga, Egito.
3° Gótico.
4° Renascimento.
5° Impressionismo.
6° Arte moderna, contemporânea.
Introdução
A palavra “história” nos veio do grego historien (“narrar”), que, por sua vez, originou-se de outra palavra grega, histor (“juiz”). Assim, a história não apenas faz uma narrativa, mas também a julga, organiza-a e lhe dá sentido. Embora a história da pintura seja imensamente rica em significado, seu valor é, com demasiada frequência obscurecidos pelas complexidades dos historiadores. Se deixarmos tais complexidades de lado e simplesmente nos rendermos às maravilhas dessa história, estaremos apenas reivindicando aquilo que é nosso direito inalienável.
As primeiras pinturas
Ela teve início não na história, mas na pré-história, milhares de anos atrás. Nossos ancestrais paleolíticos, que viveram entre 30000 e 8000 a.C.
As primeiras pinturas das paredes das cavernas de Altamira foram as primeiras a serem descobertas nos tempos modernos. As cavernas ficam próxima. A descoberta, ocorrida em 1870, tinha tantas implicações para a arqueologia que, de início, foi dada como fraude. Para fazer tinta colorida, os artistas usavam minerais triturados como ocre e carvão.
Acredita-se que essas pinturas tivessem profunda importância para a sociedade pré-historica. Talvez nunca saibamos o verdadeiro significado das pinturas das cavernas, mas elas quase certamente desempenhavam uma função mágica, até mesmo ritualística. O extraordinário naturalismo e a exatidão anatômica com que foram retratados os animais dessas pinturas estavam, acredita-se, ligados ao propósito que eles cumpriam. Os artistas eram também caçadores, e suas vidas dependiam dos bichos cujas imagens pintavam nas cavernas.
Egito
Os egípcios amavam demais o mundo terreno para acreditarem que os seus