tge resumo
I. NOÇÃO DE TEORIA GERAL DO ESTADO
*Teoria consiste no conhecimento ordenado e sistematizado acerca de um objeto.
É um conjunto de proposições acerca de um objeto.
A TGE tem como objetivo “pensar o Estado”.
A TGE abrange conhecimentos sobre filosofia, sociologia, política, história, antropologia, economia, psicologia, que serão usados para um aperfeiçoamento do Estado, procurando atingir suas respectivas finalidade com eficácia e justiça.
Teoria consiste no conhecimento ordenado e sistematizado acerca de determinado objeto. Na teoria do Estado não há uma preocupação em resolver um problema concreto. Por isso ele é considerado um fenômeno.
O Objetivo desse estudo é entender o Estado, responder perguntas acerca dele.
Sem institucionalização do poder, não há estado.
O objeto da constituição é o Estado: A TGE se diferencia da constitucional porque se trata de um conhecimento especulativo,não se preocupa com os saberes concretos e estudo o Estado como um fenômeno histórico e social enquanto o constitucional se ocupa de uma constituição em vigor,um Estado especifico , problemas concretos .
A TGE é, portanto, uma disciplina de síntese, de sistematização de conhecimentos jurídicos, filosóficos, sociológicos, políticos, históricos, antropológicos, econômicos e psicológicos, mediante os quais se busca o aperfeiçoamento do Estado, concebendo-o como um fato social e como uma ordem que busca atingir seus fins com eficácia e justiça.
O Estado em si representa uma institucionalização do poder e o objeto dessa institucionalização é a Constituição. Para que haja Estado o poder não pode ser exercido devido a uma autoridade pessoal, tem que ser um poder que transcenda a existência dessas pessoas.
Para saber como distribuir o poder em função do território (federal ou unitário), qual sistema de governo (parlamentarismo ou republica), qual sistema eleitoral (majoritário ou proporcional)
Para pensar o Estado numa perspectiva mais ampla do