CASES Projeto "UMA MENSAGEM PRA VOCÊ"
Alguns relatos/depoimentos ao longo destes três anos de funcionamento.
Nomes originais de alguns participantes mantidos sob sigilo por questões éticas/pessoais.
1. Senhora de aproximadamente 40 anos, passa pelo painel e diz que precisa falar com o autor. Estaciona carro e com a chegada do psicólogo ela agradece profundamente a colocação das mensagens pois com isto o profissional teria salvo a vida dela. Questionada a explicar, diz que dias atrás saiu de casa, sem rumo e com objetivo claro de se suicidar. Ao passar pela rua principal, não sabe porque virou a direita e diante do painel de mensagens pegou uma. Leu e ficou sensibilizada. Saiu com o seu carro e estacionou-o logo a seguir na mesma rua e ficou em torno de uns 30 minutos, onde chorou profundamente e optou por enfrentar a vida novamente. Ao relatar insistiu em agradecer ao psicólogo, que contestava tal responsabilidade e explicando à aquela funcionária pública que na realidade ela mesma é quem era responsável pela escolha e merecia sim os méritos da opção feita.
2. Um senhor é ouvinte de um programa da Rádio Cidade das Águas, sob o comando de Rita Althemam. Tal ouvinte, uma vez por semana sai de sua cidade, Jaguariúna pega um ônibus comum e vem para Amparo exclusivamente para pegar a sua mensagem. Relata ao psicólogo que, embora pudesse pegar mensagens em outros lugares ou meios, é aqui junto ao Projeto “UMA MENSAGEM PRA VOCÊ” que ele sente-se fortalecido e faz um bem estar interior sem medidas, desde que a radialista comentou sobre as mensagens do projeto. Este senhor disse ficar feliz e fortalecido pela tal viagem, pois as duas ou três mensagens que colhia ‘caiam como luvas” em sua vida.
3. Uma senhora, aposentada, moradora em um dos prédios próximo ao local do projeto comentou que, em média, uma vez por semana coleta mensagens para ela e também para uma amiga. Mas para tal amiga ela coloca em um envelope e remete para Buenos Aires-Argentina. Questionada