Aula 1
Vamos lá, digite exatamente o código a seguir (sim, exatamente, pois a linguagem Java é case sensitive, ou seja, main é algo totalmente diferente de Main, e isso vale para classes, objetos, métodos, variáveis etc, como veremos ao longo do curso):
package primeiro;
public class Primeiro { public static void main(String[] args) { System.out.println("Meu primeiro programa em Java!"); } }
Está vendo aquela setinha verde ali? Do lado de um martelo e uma vassoura? Se você pousar o mouse em cima verá 'Run Main Project'.
Clique nela.
Seu projeto será compilado e irá rodar.
O resultado do seu programa irá aparecer na tela debaixo, a frase: 'Meu primeiro programa em Java!"
Caso não apareça, certifique-se de que não escreveu nada de errado.
Aqui vai uma dica preciosa: embora eu vá te mostrar os códigos, sempre, mas SEMPRE digite os seus códigos!
É um habito que tem que ter! Não fique copiando e colando, pois não vai aprender nada!
Porém, se digitar tudo que for passado aqui, aos poucos irá memorizando e sem fazer esforço algum, irá aprender naturalmente.
Programa: Código comentado do primeiro programa - o que são Classes e Métodos
Agora que você já é um programador Java - pois já fez um programa -, vamos entender o que você fez, o que é aquela sopa de letrinhas e para que serve cada parte daquele código bizarro.
Isso inclui uma explicação automobilística sobre Classes e Métodos.
O que são Classes e Métodos em Java
Já neste primeiro exemplo vou falar de dois dos mais importantes conceitos de Java, que você vai ouvir pelo resto de sua vida de programador Java: classes e métodos.
Classe é a base de tudo, em Java. Classe é algo mais abstrato, é uma definição geral. Um exemplo ou instância de uma classe é um objeto.
Classe é algo mais genérico, objeto é algo mais