COACHING
As organizações estão inseridas em um ambiente globalizado, de extrema competitividade e com necessidade contínua de aprendizado e excelência, onde o desenvolvimento organizacional torna-se um diferencial competitivo sólido, capaz de transformar a atitude e o resultado das empresas.
As UCs Surgiram com o objetivo principal de viabilizar e atingir os objetivos estratégicos organizacionais, através do desenvolvimento das competências essenciais (empresariais e humanas). A partir da identificação e desenvolvimento destas competências que agregam valor ao negócio, obtém-se a competitividade organizacional.
Braga (2005) apresenta algumas competências necessárias para a evolução do projeto de Universidades Corporativas - UCs:
• Aprendendo a aprender;
• Comunicação / colaboração;
• Raciocínio criativo / resolução de problemas;
• Conhecimento tecnológico;
• Conhecimento de negócios globais;
• Liderança;
• Auto-gerenciamento da carreira.
Segundo Meister (1990), universidade corporativa se define:
É um guarda chuva estratégico para o desenvolvimento e a educação de funcionários, clientes e fornecedores, buscado otimizar as estratégias organizacionais, além de um laboratório de aprendizagem para a organização de um pólo permanente (Meister,1990, p.8).
Para Meister (1990), o conhecimento e as qualificações das pessoas “só são adequadas durante um período, que pode ir de 12 a 18 meses, depois do qual precisamos reabastecê-las para competir na economia global do conhecimento”. A autora defende, então, a interferência direta das empresas nas instituições educacionais formais, com o intuito de impor conteúdos e práticas mais conectadas às necessidades do mercado que, segundo ela, exigem atualização constante dos conhecimentos. Afirma que as empresas mais bem sucedidas trouxeram a escola para dentro delas, em vez de esperar que essas instituições educativas tornassem seus currículos mais