tga ll
INTRODUÇÃO 4
1 SISTEMAS DE ADMNISTRAÇÃO 5
1.1 SISTEMA 1 – AUTORITÁRIO E COERCITIVO 5
1.2 SISTEMA 2 – AUTORITÁRIO BENEVOLENTE 6
1.3 SISTEMA 3 – CONSULTIVO 6
1.4 SISTEMA 4 – PARTICIPATIVO 7
2 FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS 8
3 AS VARIÁVEIS CAUSAIS, INTERVENIENTES E RESULTANTES 8
3.1 VARIÁVEIS CAUSAIS 9
3.2 VARIÁVEIS INTERVENIENTES 9
3.3 VARIÁVEIS RESULTANTES 9
CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é apresentar uma análise completa sobre os sistemas da administração, que variam de acordo com as condições internas e externas de cada empresa.
Uma empresa com o sistema de gestão mais participativo e com liberdade de comunicação tem mais chances de obter sucesso, quando uma empresa mais fechada com poder autoritarista pode ter sérios problemas ou até mesmo vir à falência. 1 SISTEMAS DE ADMNISTRAÇÃO
Partindo de um principio que em todas as empresas não existe um meio único de administração devido à dependência de inúmeras variáveis, (Apud. Chiavenato, 2003). Likert propõem através de quatro variáveis uma classificação dos sistemas de administração, em processo decisório, sistema de comunicações, relações interpessoais e sistema de recompensa e punições.
SISTEMA 1 – AUTORITÁRIO E COERCITIVO
É um sistema que controla tudo que ocorre dentro da organização.
No processo decisório tudo que ocorre na empresa deve ser levado para cúpula para que seja tomada a decisão, esse nível é totalmente sobrecarregado com as tarefas.
No sistema de comunicação ele é bastante precário e sua comunicação é apenas no sentido descente, ou seja, apenas de cima para baixo, e seus funcionários não podem expressar suas opiniões.
No Relacionamento Interpessoal a conversa é considerada prejudicial, pois eles acreditam que se há conversa, seus funcionários não trabalham direito, no fim eles acabam isolados sem comunicação nenhuma.
Seu sistema de recompensas e punições é bastante rígido e seus esforços