Tg 4
Aluna(s):
LETICIA DAMASCENO SOUZA RA 1408867
TAMARA MEINBERG DE BRITO RA 1413911
PÓLO
TRÊS PONTAS
2014
A estátua a seguir é do poeta Carlos Drummond de Andrade (Copacabana/RJ). A imagem 1 tem apresentação original e a imagem 2 tem a alteração feita à época do lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. Faça uma leitura das duas imagens, verificando os dois planos do texto não verbal: conteúdo e expressão, sabendo que o plano do conteúdo relaciona-se com o fator cultural e o plano de expressão baseia-se em criação de categorias opostas.
Imagem 1
A estátua da imagem 1 é do poeta Carlos Drummond de Andrade em Copacabana/RJ. É apresentado de forma original, tratando-se de uma homenagem da cidade do Rio de Janeiro ao Centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade, referente a um pensador sentado de costas para o mar, de pernas cruzadas em um banco da orla de Copacabana, vendo a vida passar, é um texto que fala da natureza e da cultura. Tem como intuito passar a imagem de que, durante a sua vida, era rotina para Drummond sentar-se ali e contemplar as belas visões de Copacabana, além de observar as pessoas que por ali passam. O bronze da estátua nos mostra que Drummond não será esquecido assim como o metal utilizado para construí-la.
Imagem 2
A imagem 2 sofreu uma alteração devido a algum evento, como a copa do mundo e ao lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. É a mesma estatua do poeta, porém vestido com a camisa 10 da seleção brasileira, com um trecho da poesia atrás da mesma, tendo o livro lançado em suas pernas e à sua mão, é um texto que fala de natureza, cultura e esporte, utilizando a figura de Carlos Drummond de Andrade para fazer alguma espécie de propaganda do livro.