Artigo aula tema Exclusão segregação integração e Inclusão
Artigo retirado do site http://www.portaleducacao.com.br/
Autor: Maria Eneida da Silva Pinheiro Almeida
Durante muito tempo o tema educação inclusiva ficou restrito a debates em Congresso e a textos da literatura especializada.
Hoje a educação inclusiva é uma proposta de intervenção embasada por leis que se constituíram a partir de determinadas políticas públicas educacionais que se estendem a nível federal, estadual e municipal.
A inclusão assume papel de destaque no cenário social e principalmente no contexto educacional, embora, a prática ainda seja o grande desafio para as Redes de Ensino Regular, devido a sua complexidade.
O interesse em pesquisar sobre essa temática justifica-se por entendemos que a educação inclusiva, deve ser compromisso de todos os envolvidos no Sistema de Ensino e que a mesma deve ser garantida a todos os sujeitos independente de que qualquer que seja as suas necessidades. Nestes termos, o trabalho tem como principal objetivo fomentar o debate sobre a temática, visando contribuir para sua efetivação.
Para tanto, buscamos fazermos um recorte histórico sobre a trajetória de atendimento aos sujeitos com deficiência até a inclusão escolar, de modo geral, assim como referenciamos o papel da educação especial para o atendimento dos alunos com Necessidades Educacionais
Especiais nas escolas regulares e refletimos de forma critica sobre a efetivação da educação inclusiva nas escolas regulares.
Neste sentido, o tema tem relevância no âmbito da sociedade, uma vez que a Educação
Inclusiva assume, no momento, papel de fundamental importância, na construção da cidadania e precisa ser garantida como um direito dos sujeitos e dever do Estado.
Do ponto de vista acadêmico, julgamos a temática bastante oportuna, para a expansão do conhecimento e intervenção na realidade. No contexto pessoal é relevante, pois contribui positivamente para o aprimoramento e construção de novos