TEXTOS SAGRADOS
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM AA E ATIVIDADE DE PRÁTICA DE FORMAÇÃO
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROJETO
CURSO: CIENCIAS DA RELIGIAO
NOME DO ACADÊMICO/A: PATRICIA ALVES OLIVEIRA CAMPOS
TEMA: A ORIGEM DO CONFLITO ARABE ISRAELENSE SEGUNDO A BÍBLIA
INTRODUÇÃO
Uma das quatro religiões monoteístas baseada nos ensinamentos de Maomé (570-632 d.C.), chamado "O Profeta", contidos no livro sagrado islâmico, o Alcorão. A palavra árabe islã significa "submissão", "rendição" ou "entrega". Seus seguidores são chamados muçulmanos, que em árabe significa submisso.
É, atualmente, a segunda maior religião do mundo.5 milhão de fiéis.
A primeira mesquita no Brasil foi inaugurada em 1956 em São Paulo. A maior parte dos templos islâmicos se encontra no estado de São Paulo, onde se concentra a maior comunidade árabe do país. Atualmente existem mais de oitenta associações islâmicas e mais de cinquenta mesquitas e salas de oração noBrasil.
À origem dos povos do oriente médio é o objeto de estudo proposto por este trabalho, buscando uma solução através da teologia bíblica e da história para o emblemático problema envolvendo Israel e a Palestina, pois nem tudo é o que parece ser, as vezes criamos ou buscamos alternativas com uma visão que nos mostram a respeito de situações, sobre quem está certo ou errado, o objetivo não é este e sim mostrar que pela origem de ambos podemos entender realmente o que acontece pela simples análise dos fatos, ponto este do qual começamos nosso tema, delimitando a Abraão, Isaque, e Ismael e os comparativos atuais advindos deles.
PROBLEMATIZAÇÃO
Abismada por um fato bíblico e religioso envolver tantas polemicas, uma vez que nasci em um lar cristão perdurar até hoje, buscando conhecimento através da fascinação por história, e estudar história é estudar religião, vendo através da mídia os conflitos intensos no Oriente Médio, principalmente entre árabes e israelenses, notícias é claro previamente selecionadas, mais o fato intrigante