Resumo do texto Dossel Sagrado
Discente: Wilyane Kelly Vieira Pereira
RESUMO:
"O Dossel sagrado: Elementos para uma Teoria Sociológica da Religião"
Segundo o texto Dossel Sagrado, a sociedade é um produto construído pelo homem, mas que pode causar um efeito de mudança sobre seu próprio produtor. Sendo assim o homem e a sociedade não existem independentemente, por ser produto um do outro.
Os momentos que compõem o processo de construção da sociedade, relacionando pensamento e realidade é a exteriorização, que é a contínua explicação do ser humano sobre o mundo, onde há uma necessidade do homem se socializar, estabelecendo dessa forma uma relação entre o mundo criado e a criação de si próprio. O segundo momento é a objetivação, onde acontece o reconhecimento dos produtos criados, onde eles passam a fazer parte do mundo e também a confrontar-se com o homem. O ultimo momento é a interiorização, que consiste na absorção dos valores criados pelo homem anteriormente, os quais passam agora a fazer parte da consciência pessoal e coletiva da sociedade.
O ser humano não pode ser criado isolado em si mesmo. Ao nascer o homem é um ser incompleto e devido a isso, durante o processo para se tornar completo, existe uma necessidade de desenvolver uma personalidade e absorver uma cultura.
O mundo do homem passa então a ser moldado pela sua própria atividade, pois ele está em um mundo que existe antes do seu surgimento e assim precisa fazer o seu próprio mundo, pois a relação entre ambos é contínua, ele produz o mundo e desse mundo produz a si próprio.
Através de todo esse contexto surge a cultura, que irá fornecer ao ser humano uma base que ele não possui geneticamente. Esta consistirá na soma dos produtos do homem, sendo compartilhada e modificada por todos, já que está disponível para qualquer pessoa. Se o homem não compartilha suas descobertas e idéias não poderá existir uma cultura, pois não será reconhecida por outras pessoas.
Essa sociedade criada pelo homem