Manuten O Aula Dos Dias 05 E 12
3ODFDPmH
'SRIGXSVIW
(MWTSWMXMZSWHETPEGEQnI
'SRGIMXSHIFEVVEQIRXSW&97
-2*361Å8-'%
'%4È8903
'SRIGXSVIW
Nas placas-mãe dos computadores há conectores para encaixe dos dispositivos, cabos e placas que irão constituir a máquina como um todo. Esses conectores seguem padrões, de modo que os fornecedores de dispositivos e de placas-mãe podem fabricar produtos compatíveis, permitindo, assim, que se montem máquinas nas mais variadas configurações. Veremos a seguir (figura 23) uma análise do funcionamento das tecnologias desses conectores e aprenderemos a fazer o encaixe correto de cada um dos diversos tipos.
*MKYVE
)WUYIQEHI
YQETPEGEQnI
(
7
'
odos os componentes do computador são ligados ou integrados a uma placa de circuito impresso, que pode ser encontrada ainda em outros tipos de sistemas eletrônicos complexos. Essa é denominanda placa-mãe, conhecida também como motherboard, mainboard ou, nos computadores da Apple, como logic board (placa lógica). Em sites e fóruns da internet, você pode encontrar ainda a abreviação “mobo” para designá-las. Os grandes computadores de antigamente utilizavam fios para conectar as placas umas às outras. Com o passar do tempo os fios e pinos foram substituídos por placas de circuito impresso. Durante as décadas de 1980 e 1990, para baratear o preço do computador, incluiu-se dentro do circuito das placas-mãe o suporte para dispositivos de baixa velocidade, como teclado, mouse, drive de disquete, portas seriais e paralelas. E no final dos anos 1990 já estavam agregadas funcionalidades como áudio, vídeo, armazenamento e rede, sem necessidade de placas de expansão.
Ainda se utilizam placas adicionais ligadas à placa-mãe, apenas quando há necessidade de aumentar o desempenho. Exemplos são as placas de vídeo para estação de jogos ou funcionalidades específicas, como áudio profissional, recepção de
TV, PABX entre várias outras possibilidades.
*MKYVE
4PEGEQnI17-4
+(TEVE