PROFESSOR ARLEN
1788 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROSCENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
PATRÍCIA ALVES OLIVEIRA CAMPOS
HermenÊutica DOS TEXTOS SAGRADOS
JANAÚBA
2015
hermenêutica dos textos sagrados
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Hermenêutica dos Textos Sagrados, no Curso de Ciências da Religião, na Universidade Estadual de Montes Claros.
Prof. Harlen Cardoso
Síntese referência à aula do professor Paul Fry, da Yale University, disponível no YouTube, linkhttp://www.youtube.com/watch?v=U3N
JANAÚBA
2015
SÍNTESE Resumo
Conforme Gadamer, estamos imersos na história e não é possível nos situarmos fora dela. O que nos resta é a consciência do processo histórico e a interpretação do que nos condiciona como seres no mundo. “De um modo geral podemos dizer que se trata da consciência de estar exposto à história e à sua ação, de tal forma que não podemos objetivar essa ação sobre nós, pois essa eficácia faz parte de seu sentido enquanto fenômeno histórico”.
O preconceito é entendido como parte constitutiva da estrutura de antecipação: é a condição para a compreensão de algo. É somente nessa tensão entre o outro e o próprio, entre o texto do passado e o ponto de vista do leitor, que o preconceito se A pretensão de criticar os preconceitos, por mais ambiciosas que tenham sido as tentativas, são vistas como infundadas por Gadamer que, convicto dos efeitos da história na consciência humana, entende que não há um local isento que pudesse deflagrar a crítica com precisão. A crítica aos preconceitos, portanto, é impossível e precisamos entender a dimensão positiva do preconceito para o conhecimento. Conforme a análise de Paul, Gadamer entende que o preconceito “não é o pólo oposto de uma razão sem pressuposição, mas um componente do compreender, vinculado ao caráter historicamente finito do ser humano”.
Conforme Gadamer, estamos imersos na história e não é possível nos situarmos fora