Textos sagrados do hiduismo - os vedas
Gaspar, 03 de Junho de 2013.
Os Vedas.
O livro sagrado Veda contém os principais textos sagrados do Hinduísmo. Denominam-se Vedas os quatro textos, escritos em sânscrito por volta de 1500 A.C., que formam a base do extenso sistema de escrituras sagradas do hinduísmo, que representam a mais antiga literatura de qualquer língua indo-europeia. A palavra Veda que significa conhecer, escreve-se, "conhecimento".
Muitos historiadores consideram os Vedas os textos sobreviventes mais antigos. Estima-se que as partes mais novas dos vedas datam a aproximadamente 500 A.C.; o texto mais antigo (Rigveda) encontrado é, atualmente, datado a aproximadamente 1500 A.C., mas a maioria dos enólogos concordam com a possibilidade de que uma longa tradição oral existiu antes que os Vedas fossem escritos. Representam o mais antigo estrato de literatura indiana e, de acordo com estudantes modernos, são escritos em uma forma de linguagem que evoluiu no sânscrito. Eles consideram o uso do sânscrito védico como a linguagem dos textos um anacronismo, embora seja geralmente aceita.
Os Vedas são escritos adequados para Brahmanas ou sacerdotes, mas há um conjunto de Escrituras igualmente consideradas védicas como o Bhagabad-gita, O Mahabharata (de onde saiu o Gita), bem como Ramayana. Além destes escritos há os Puranas, considerados obras populares, onde se entram os princípios éticos e morais da filosofia do Sanatana Dharma.
O Rig Veda: O Livro dos Mantras. O Rig Veda é o capítulo mais antigo dos Vedas e é também o livro mais antigo na literatura hindu (escrito por volta de 1700 – 1100 A.C.) e ao qual se atribui mais importância e valor, é constituído por mais de dez mil e quinhentos hinos, rituais e oferendas a divindades, e serviu de base aos restantes três capítulos. Este contém também muitos aspectos da ciência védica como o yoga, a meditação e os mantras.
Este primeiro livro é dividido em dez partes – dez “Mandalas”.