Textos sagrados
SAGRADOS
Os textos sagrados são uma forma de expressar e divulgar os ensinamentos das diversas tradições religiosas. É um modo de assegurar que os ensinamentos sejam consolidados e transmitidos às novas gerações e aos novos adeptos. Podendo ser retomados em momentos coletivos e individuais para responder às problemáticas do cotidiano, bem como para orientar a conduta de seus seguidores.
Os textos sagrados registram os fatos relevantes da tradição religiosa: as orações, os sermões, a doutrina, a história, etc. O que caracteriza um texto como sagrado é o reconhecimento pelo grupo, e que transmite uma mensagem ou favorece uma aproximação entre os adeptos e o sagrado. A compreensão, a interpretação e a significação do texto podem ser modificadas, conforme a passagem do tempo para corresponder às demandas do tempo presente, contextualizando-se a cada momento.
Um texto sagrado pode ser o resultado da revelação de uma mensagem do sagrado para a humanidade.
Os textos sagrados nascem do mito, pois, nesta forma simbólica de expressão, as pessoas buscam encontrar explicações para a sua realidade, orientações para a vida e para o pós-morte.Antigamente as pessoas passavam os ensinamentos oralmente. Ainda hoje, há algumas tradições religiosas que se utilizam da oralidade, como, por exemplo, as culturas nativas, as indígenas, as australianas (aborígines), as africanas, entre outras. Nestas, a oralidade é o meio utilizado para repassar os ensinamentos revividos em diferentes rituais.
Outras tradições religiosas, com o advento da invenção da escrita, fizeram a opção de escrever os seus textos sagrados, como forma de garantir a preservação de seu conteúdo. São nos textos sagrados que são preservados todos os princípios doutrinários que orientam as tradições religiosas e as culturas, a sociedade, que pertencem.
Entre as funções dos textos sagrados, está também a tentativa de se manter os sonhos das pessoas. Os textos sagrados fazem com